Até o próximo dia 29 de junho de 2013, cerca de 400 pessoas devem ser atendidas pelo mutirão de cirurgias eletivas realizado no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID) e viabilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Único de Saúde (SUS). Sábado passado (8), as cirurgias foram nas especialidades de urologia e otorrinolaringologia, beneficiando 54 pacientes. Os mutirões começaram no início do mês de maio e, no Hospital Santo Antônio, estão previstas ainda cirurgias para os dias 15 e 29 de junho.

Os mutirões têm por objetivo atender os pacientes que esperam por longos períodos para agendamento de cirurgias, e como são do interior do estado, o acesso é dificultado pela distância. Para o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, que esteve no hospital, o mutirão é muito importante, uma vez que aumenta a capacidade de cirurgias do SUS. “A ação dá oportunidade a muitas pessoas, inclusive crianças, que estavam esperando por esses procedimentos e que agora terão mais saúde e qualidade de vida”, afirmou.

Para que uma pessoa entre nesse mutirão é necessário ser encaminhada por uma Secretaria municipal de Saúde, que aciona a Sesab para autorização. O mutirão atende pacientes do interior do estado que já estão na fila de espera de cirurgia no Hospital Santo Antonio. “O mutirão de cirurgias é muito importante para reduzir a fila de espera e ajudar a tantas pessoas. Com essa iniciativa acreditamos que a fila de espera fique praticamente zerada em algumas especialidades, mas só o fato de diminuir o tempo de espera já é motivo para comemorarmos”, disse a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.