Moradora de Ilhéus, no sul da Bahia, Zenilda Santana, 60 anos, foi uma das cerca de 100 mil mulheres atendidas pelo Programa Estadual do Rastreamento Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, ação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Em Ilhéus, as atividades começaram sábado (15), no CAE 3, centro da cidade, e prosseguem até o dia 28. “Já havia muito tempo que não fazia mamografia. Esta é uma ótima oportunidade para realizar esse exame”, afirmou Zenilda.

A previsão é que em Ilhéus sejam atendidas 22.500 mulheres. O público- alvo é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais acometida pelo câncer de mama. Na região sul da Bahia, a ação já está marcada para os municípios de Canavieiras (1º a 17 de julho), Una (1º a 17 de julho), Mascote (20 de julho a 2 de agosto), Uruçuca (20 de julho a 6 de agosto), Arataca (5 a 13 de agosto) e Santa Luzia (9 a 20 de agosto).

Além das mamografias para as pacientes que apresentarem suspeitas, serão feitos exames para diagnosticar a doença. A realização do tratamento também será garantida em unidades de alta complexidade em oncologia, através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, que participou do evento que marcou o início das atividades em Ilhéus, a ideia é que até o final de 2014 a ação chegue a todas as regiões da Bahia. “O mamógrafo é um equipamento que não está presente em todos os municípios, e mesmo em Ilhéus, que já dispõe do equipamento, nem sempre as mulheres estão alertas para fazer esse tipo de rastreamento”.

“A detecção precoce faz com que a mulher corra menos risco, tenha melhor qualidade de vida e não tenha a necessidade de retirar a mama”, disse a médica Ledívia Espinheira, secretária de Saúde de Ilhéus.