Mais de 400 mil estudantes da rede pública de 16 municípios baianos estão sendo conscientizados sobre a importância da prevenção e combate à dengue. Somente em Salvador, 100 mil alunos do ensino fundamental I e II estão participando do programa ‘Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas’, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a secretaria estadual da Educação e as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Salvador.

O programa foi lançado nesta quinta-feira (6), na Escola Municipal Zulmira Torres, no Nordeste de Amaralina, na capital baiana, em cerimônia com a participação do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, e do secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar.

O ‘Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas’ leva às unidades de ensino material informativo e atividades artísticas e culturais, visando ensinar aos estudantes como prevenir a doença e buscando a adesão dos alunos para a necessidade de fiscalizar suas casas, além de alertar os adultos para um posicionamento atuante e responsável no controle da dengue. O objetivo do programa é atingir 40 municípios que possuem maior risco de epidemia.

Acabar com focos

Com tanta informação sobre o assunto a criançada está atenta aos males e ao combate do mosquito transmissor da doença. “O mosquito sai picando as pessoas e deixando todo mundo pelando de febre. Para não ficar doente temos que virar as garrafas, tirar água da laje e furar os pneus”, diz a aluna do segundo ano do Ensino Fundamental, Yasmin Santos Silva, 7 anos.

As unidades de ensino integradas ao ‘Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas’ recebem revistas em quadrinhos da Turma do Xaxado, além de cartazes e panfletos com dicas para acabar com os focos do mosquito, e também assistem a palestras e aulas sobre o assunto. Para o secretário Jorge Solla, a conscientização de crianças e adolescentes sobre a prevenção e combate à dengue é uma maneira de reduzir ainda mais os índices da doença no estado.

Segundo ele, que por meio das ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) o estado já começa a apresentar uma redução de casos relacionados ao mosquito aedes aegypti. Dentre as ações para controle da doença destacam-se, alerta para os municípios quanto ao risco de epidemia e aumento da letalidade, acompanhamento e monitoramento das cidades, visando detectar o início da transmissão da dengue, ampliação da vigilância laboratorial, entre outros.