Cerca de 400 pessoas serão beneficiadas com a realização dos mutirões de cirurgia no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID). Viabilizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Único de Saúde (SUS), os mutirões começaram no início do mês de maio. Neste sábado (8), o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitará o hospital, às 8h, onde confere a ação. Para este sábado estão programadas 54 cirurgias urológicas e otorrironolaringológicas.

Os mutirões têm por objetivo atender os pacientes que esperam por longos períodos para agendamento de cirurgias, e como são do interior do estado, o acesso é dificultado pela distância. "As filas de espera são muito longas e, realizar procedimentos além da nossa meta, significa aumentar o número de pacientes beneficiados. Esperamos alcançar nossa meta e até ultrapassá-la, e se possível prorrogar o prazo para que mais mutirões possam ser realizados", explicou Lucrecia Savernini, gestora de Saúde da OSID.

Para que uma pessoa entre nesse mutirão é necessário ser encaminhada por uma secretaria municipal de Saúde, que aciona a Sesab para autorização. O mutirão atende pacientes do interior do estado que já estão na fila de espera de cirurgia no Hospital Santo Antonio. Além das áreas já citadas, também estão sendo atendidos pacientes que aguardam cirurgia vascular e de obstetrícia. Ainda estão agendadas mutirões para os dias 15 e 29 de junho.