Por causa do alto índice pluviométrico registrado nos últimos dois meses no Recôncavo, a Barragem da Tapera, manancial utilizado pela Embasa para abastecer a população da Ilha de Itaparica, atingiu seu nível máximo, permitindo um incremento na oferta de água em torno de 20%. A partir desta quarta-feira (19), a empresa vai aumentar o volume distribuído aos imóveis das sedes municipais e localidades da ilha.

Esta medida, no entanto, não é suficiente para suspender o racionamento na distribuição, iniciado no dia 16 de abril deste ano.

O gerente do escritório local da Embasa em Itaparica, Ariosvaldo Gama, explica que este aumento na oferta de água pode ser temporário, pois, caso não chova o suficiente para manter a barragem cheia nos meses que antecedem o verão, a empresa voltará a reduzir a oferta para garantir disponibilidade de água no período da alta estação.

Para ele, diante do aumento da oferta de água no sistema de abastecimento que atende à Ilha de Itaparica, a população local deve ter consciência de que se a água não for utilizada com responsabilidade e economia, ela pode vir a faltar. “A Embasa conta com a colaboração dos habitantes da ilha. É importante que as fraudes nas ligações sejam denunciadas e os vazamentos avisados pelo 0800-0555-195”.