Concluintes dos cursos do Programa Na Trilha do Esporte, Jobson Nascimento, 18 anos, capacitado em marcenaria náutica, e Carolina dos Santos, 28, em capotaria náutica, vivem a expectativa de ingressarem no mercado de trabalho. Os dois, que fizeram uma entrevista para seleção de emprego numa fábrica de móveis localizada no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, integram a turma de 140 jovens que, nesta quinta-feira (27), receberam certificado em solenidade realizada no Hotel Porto Bello, no bairro de Ondina.

Jobson, que já teve uma breve experiência como ajudante de marcenaria, explicou a diferença entre a marcenaria comum e a náutica. “No curso, percebi que a marcenaria náutica trabalha com um acabamento mais arredondado, para não causar acidentes, e o material utilizado tem maior resistência à água e ao sal”. Já para Carolina, tudo no curso foi novidade. “Apesar de não ter nenhuma prática, não tive dificuldades. Mesmo com a máquina de costura industrial, acho que me sai bem”.

O programa, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), tem como público beneficiado jovens com idade entre 16 e 29 anos.

Presente na solenidade, o secretário Nilton Vasconcelos ressaltou que a certificação é mais uma etapa do Na Trilha do Esporte. “O fechamento desse ciclo é a inserção no mercado de trabalho, e para apoiar nessa etapa vocês podem contar com o apoio do SineBahia, que é o nosso serviço de intermediação para o trabalho”.

Para o diretor-geral da Superintendência de Desportos da Bahia, Raimundo Nonato Tavares (Bobô), “o Programa alia dois importantes segmentos de transformação e inserção, o esporte e a qualificação profissional”.

Lançado em 2012, o Programa Na Trilha do Esporte ofereceu 240 vagas nos municípios de Salvador e Ilhéus, disponibilizando cursos de facilitador de atividades esportivas e de lazer, mecânica náutica, capotaria náutica e marcenaria náutica. Com 400 horas de duração, os cursos buscam atender a diversas demandas da juventude baiana, com foco nos eventos esportivos previstos para os próximos anos, a exemplo da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e as Olimpíadas de 2016.