Cerca de 50,4 milhões de espectadores de países como Itália, Alemanha, Rússia e Reino Unido assistiram à partida do Brasil contra a Itália, no último sábado (22), em Salvador, pela Copa das Confederações Fifa Brasil 2013. O jogo atraiu a maior audiência televisiva do torneio, até agora, segundo dados da Fifa, que também aponta recorde de audiência dos jogos anteriores do Brasil, assistidos por 42,5 milhões e 42,8 milhões de pessoas nas cidades mais importantes.

O público televisivo italiano para o jogo superou 10 milhões de pessoas, maior do que qualquer jogo da Itália ao vivo nas eliminatórias para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Essa marca na audiência também foi superior à das partidas ao vivo da Liga dos Campeões da Uefa, na temporada 2012/2013.

O secretário do Turismo da Bahia compara a audiência televisiva com o sucesso de ocupação hoteleira no dia do clássico. “Tivemos 100% de ocupação nos principais hotéis de Salvador, e muitos turistas sequer foram ao estádio. Muitos deles curtiram a programação do Pelourinho, com o São João da Bahia, e também visitaram destinos como Morro de São Paulo e Praia do Forte”.

Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, “o número de espectadores mostra que só os megaeventos nos possibilitam uma exposição tão grande. Certamente, os jornalistas que estiveram em Salvador visitaram pontos turísticos, buscaram informações sobre a cidade e voltarão para seus países com conteúdo capaz de divulgar ainda mais os atrativos do turismo da Bahia”. Para Dino, o interesse dos italianos pela Bahia fez com que os números fossem tão elevados.