Os turistas que chegarem a Salvador para o período do São João e Copa das Confederações serão recebidos de maneira especial por equipes da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa. A ação conta com 166 profissionais do Projeto Guias e Monitores, baianas e até um trio de forró, no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador.

Os guias e monitores, que também ficarão em pontos turísticos como o entorno da Arena Fonte Nova, hotéis, rodoviária e Terminal Náutico, estão preparados para atender a brasileiros e estrangeiros, e foram capacitados com oficinas que incluíram treinamento em ‘bem receber’, orientação de pontos turísticos e informações sobre a Copa das Confederações e o São João.

A ação é reforçada pelo Disque Bahia Turismo (DBT), serviço de call center que funciona 24 horas em inglês, português e espanhol, e neste período receberá o reforço de idiomas como alemão, francês e italiano. O telefone do DBT é o 71 3103-3103.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, destaca que as experiências do call center e do projeto Guias e Monitores são bem-sucedidas, pois funcionam como companhia para os visitantes. “Na Bahia, o turista não se sente sozinho, ele tem todo o suporte de orientação em diversos idiomas”.

Ferramentas digitais

Quem visitar Salvador na Copa das Confederações também terá o reforço da tecnologia. A Setur e a Bahiatursa disponibilizaram dois aplicativos e um site com informações úteis para os turistas. No aplicativo Guia Bahia Turismo, há informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos para auxiliar o visitante, enquanto que no site há a tabela de jogos, informações sobre jogadores que nasceram na Bahia e já atuaram na seleção, fotos, dentre outras.

O outro aplicativo é um guia completo com informações sobre o São João da Bahia em Salvador e em 200 municípios, contendo a programação dos festejos, curiosidades, dentre outras. Para baixar os aplicativos, que estão disponíveis em Android e IOS, basta ir às lojas virtuais ou acessar o link dos aplicativos ou o site do Turismo na Copa.