O programa Soterópolis desta quinta-feira (27), às 22h, na TVE Bahia, com reapresentação no domingo (30), às 17h30, foi gravado no atelier do artista visual Sandro Pimentel, que fala sobre o espaço, no Largo Dois de Julho, onde, além da exposição permanente de seus trabalhos, ele promove encontros para falar sobre arte na Bahia. No local, há vídeo-instalações, esculturas, objetos e principalmente quadros em acrílico sobre tela.

O Soterópolis também mostra a visita que fez às faculdades de Comunicação e de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde conversou com estudantes fãs dos autores chamados de malditos por transgredirem aos padrões de sua época, sendo rebeldes na escrita e no comportamento.

Sobre esses escritores, que marcaram a história do mundo e continuam atuais, falaram no programa o jornalista e crítico de cinema Paulo Sales, desde a adolescência fervoroso leitor dos autores da geração ‘beatnick’, o jornalista Cláudio Moreira e os escritores Lima Trindade e Alex Leila, que mostram as suas bibliotecas pessoais.

Outro destaque no Soterópolis desta semana é a terceira edição do Festival de Jazz do Capão, que será realizada nos dias 12 e 13 de julho, no Vale do Capão, distrito de Palmeiras (BA), na Chapada Diamantina. O diretor artístico do festival, o músico Rowney Scott, apresenta o projeto e a campanha colaborativa no site do evento.