As comemorações pelos 190 anos da Independência da Bahia levaram milhares de baianos às ruas de Salvador nesta terça-feira, 2 de julho. Na Lapinha, o governador Jaques Wagner e outras autoridades participaram do hasteamento das bandeiras em frente ao Pavilhão 2 de julho, onde ficam guardados os carros do caboclo e da cabocla. Em seguida foram depositadas flores no busto do general Labatut e executado o hino da Bahia.

Logo após, os carros do caboclo e da cabocla foram entregues à população para início do desfile cívico que reúne milhares de pessoas pelas ruas de Salvador. Pela manhã o percurso, que vai da Lapinha à Praça Municipal, passa por pontos como a Soledade, Santo Antônio Além do Carmo e Pelourinho.

O governador afirmou que foi na Bahia onde mais morreram pessoas lutando pela independência brasileira e que o 2 de Julho ficou mais relevante a partir deste ano, com decisão da presidente Dilma em transformar o fato em data nacional. "O 7 de setembro foi apenas um grito. A independência do Brasil foi consolidada no 2 de julho de 1823 aqui na Bahia. E esse ano é ainda mais especial porque o 2 de julho foi reconhecido como data nacional. Espero que os brasileiros e os baianos reconheçam nossos verdadeiros heróis da Independência”.

Data histórica nacional

No início do mês de junho, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que inclui o 2 de julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais. “O reconhecimento significa que o Brasil começa a perceber que a independência de fato só foi possível pela luta dos povos do Nordeste”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa.

Ao longo do trajeto, o cortejo manteve a tradicional participação popular como marca principal das homenagens às lutas pela independência. Manifestações políticas compuseram o desfile cívico ao lado de entidades da sociedade civil, escolas, fanfarras e grupos culturais.

Para o empresário Erivaldo Conceição, a data é motivo de orgulho. “A Independência do Brasil nasceu na Bahia e a maior demonstração de civismo dos baianos contempla todas as manifestações populares, o que é muito importante para a democracia do Brasil”.

Fachadas decoradas

Vestidos com as cores da Bahia e do Brasil, ou fantasiados de personagens históricos das lutas da independência como Maria Quitéria, moradores acompanharam a festa nas calçadas e fachadas enfeitadas. Este ano, a secretaria estadual da Cultura retomou o concurso que premia as melhores fachadas, segundo uma comissão julgadora. Os prêmios vão de R$ 1 mil a R$ 3 mil. A programação da manhã foi encerrada com o recolhimento dos carros dos caboclos nos caramanchões montados na Praça Municipal.

À tarde, as comemorações foram retomadas no 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, no Comércio. Durante a cerimônia, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia e da Marinha no Forte São Marcelo com a execução do hino nacional. Logo depois, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos marinheiros mortos nas lutas pela independência.

Em seguida, as autoridades retornaram à Praça Municipal para o recomeço do desfile cívico até o Campo Grande. Na praça, o público acompanhou a chegada do fogo simbólico trazido desde a cidade de Cachoeira, no Recôncavo. Coube ao atleta paralímpico Marcelo Collet acender a pira localizada aos pés do monumento ao caboclo, símbolo da participação do povo baiano nas lutas que culminaram na independência de 2 de julho de 1823.

Encerrando a programação oficial, o governador, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Yulo Oiticica, hastearam mais uma vez as bandeiras brasileira, baiana e soteropolitana ao som dos hinos da Bahia e Nacional. “O 2 de julho continua com sua força de reverência aos heróis da independência da Bahia e do Brasil e continua com a característica do protesto. Eu considero que de todos os desfiles cívicos do país, é o que tem a maior participação popular”, disse o governador.

Após a chegada das imagens do caboclo e da cabocla ao Campo Grande, onde ficam até a próxima sexta-feira (5), os festejos foram encerrados com a apresentação de filarmônicas.

Publicada às 8h55
Atualizada às 18h15