A Previdência Estadual (Suprev) lançou nesta segunda-feira (1º) mais uma ferramenta de comunicação com os servidores aposentados e pensionistas do Estado. O órgão passa agora a adotar o envio de mensagens de celular (SMS) com informações relativas à concessão do benefício, inclusive as convocações para recadastramento.

O primeiro grupo a receber as mensagens será o da Polícia Militar, que teve o período de recadastramento iniciado também nesta segunda. Posteriormente, todos os servidores e pensionistas do Estado receberão as informações via SMS no próprio celular.

Os atos de concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão, que até então apenas eram veiculados no Diário Oficial do Estado, também passam a ser informados por SMS, como uma forma de boas-vindas aos novos beneficiários.

Diálogo

O SMS será mais uma plataforma importante para o diálogo com os servidores aposentados e pensionistas. A Previdência Estadual já vinha utilizando como ferramentas de comunicação um informativo impresso anexado ao contracheque – novidade que começou em março deste ano -, o envio de e-mails e informações divulgadas no Portal do Servidor.

Para a superintendente da Suprev, Daniella Gomes, todas essas estratégias têm o objetivo de estreitar o diálogo com os beneficiários, alertando-os sobre os direitos e deveres em relação à Previdência Estadual, a exemplo das convocações e dos prazos para recadastramento, evitando ao máximo a medida extrema de suspensão do benefício.

“O recadastramento é importante para coibir pagamentos irregulares”, afirma Daniella. Desde 2007, o Estado já suspendeu 3.524 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 107,4 milhões aos cofres públicos.

Agendamento

O recadastramento também é realizado com hora marcada. O agendamento pode ser feito para atendimento na sede da Previdência Estadual, no Brotascenter (3116-5437/5440), e também nos Postos SAC do Shopping Paralela, Salvador Shopping, SAC Feira Centro II e Passeio Norte, em Lauro de Freitas (0800 071 5353/4020-5353).

Para efetivar o recadastramento, os aposentados devem apresentar como documentos os originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado via procuração por instrumento público ou mediante formulário de procuração, disponibilizado gratuitamente pela Suprev.

É necessário apresentar o atestado médico, para os dois primeiros casos, e um atestado de vida, para a última situação, declaração que pode ser concedida por uma autoridade pública, como médico ou delegado, confirmando que o servidor está vivo e reside no município informado.

Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev. Mais informações como os endereços da Previdência Estadual na capital e no interior, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados, estão disponíveis no Portal do Servidor.