Protocolo de intenções para construção de uma unidade de beneficiamento de pescado com sistema integrado no município de Glória, Território de Identidade Itaparica, foi assinado, no fim de semana, pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

O ato, que teve a participação do presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, da prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte, e do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Wilson Brito, aconteceu dois dias depois da assinatura da ordem de serviço para as obras de conclusão da unidade de beneficiamento de pescado de Xingozinho, em Paulo Afonso. Segundo o secretário, esta unidade deve ser inaugurada em outubro deste ano.

As assinaturas desses documentos aconteceram durante a programação do I Qualitilápia, realizado desde o dia 16 e encerrado no domingo (21), com o objetivo de levar aos pequenos aquicultores familiares da Bahia informações sobre manejo, estratégias comerciais e controle de qualidade do peixe.

Salles disse que Glória é o segundo maior produtor de tilápia do Brasil e o primeiro da Bahia. O Território de Identidade Itaparica produz mil toneladas de tilápia/mês, sendo que 85% dessa produção fica com Glória. “Estamos incentivando a cadeia com a produção e o beneficiamento. Tudo isso é fruto da parceria entre as secretarias da Agricultura/Bahia Pesca, Sedir/CAR, Sebrae e as prefeituras”.

O presidente da Bahia Pesca destacou que as ações anunciadas vão atender a mais de 500 pescadores nos dois municípios. “Com isso estamos vencendo o desafio da comercialização, ao promover a possibilidade de escoamento de produção, colocando produtos de qualidade do pequeno piscicultor em condições de competitividade e em mercados de outros estados do Nordeste, a exemplo do Ceará, Pernambuco e Alagoas”. Ele informou que a empresa também fará intervenções na unidade de Caiçara, com oferta de alevinos revertidos juvenis, “para garantir um material de qualidade na região”.

A iniciativa contempla ainda a capacitação dos produtores da região para o gerenciamento das unidades, em parceria com o Sebrae, prefeituras e cooperativas de aquicultores e piscicultores.

Destacando que as ações anunciadas fazem parte do programa Vida Melhor, onde a cadeia da pesca está incluída pelo seu alcance social e grande número de agricultores familiares envolvidos, o secretário da Sedir explicou que a região tem grande potencial, “e estamos fomentando seu desenvolvimento, melhorando a renda e a qualidade de vida”.

De acordo com a prefeita de Glória, o município tem crescido muito, “graças ao apoio do Estado, através da Seagri e da Sedir”. Ela ressaltou que a implantação da unidade de beneficiamento vai gerar empregos e impulsionar a economia regional.

Sucesso

I Qualitilápia foi marcado pelo sucesso, tanto pela participação do público como pelos excelentes pratos degustados. O evento contou com aulas de culinária, palestras, degustações de pratos feitos com tilápia e concursos gourmet, envolvendo cerca de 20 restaurantes da região. Mais de 80 agricultores familiares participaram das palestras técnicas, que abordaram temas como genética e tecnologia de produção.

Com o encontro, a Seagri/Bahia Pesca e a Sedir/CAR promoveram a aproximação entre o setor produtivo e o setor comercial, por meio de momentos com empresários, estreitando relacionamentos entre os segmentos para ampliar as atividades comerciais e a divulgação de produtos preparados com a tilápia.

No final do evento, um concurso premiou os três melhores pratos de tilápia de cada município. Um júri, composto por chefes de cozinha e críticos gastronômicos, julgou as iguarias a partir de quesitos técnicos, como apresentação, regionalidade, sabor, harmonia e criatividade.