Os jogos do último dia da Copa das Confederações Fifa Brasil 2013, no último domingo – Uruguai/Itália e Brasil/Espanha -, foram assistidos por mais de cinco mil pessoas nos telões instalados pelo Governo do Estado na Avenida Beira Mar, na Ribeira, e no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, na capital baiana.

A festa nos dois bairros começou às 13h, quando o terceiro lugar estava sendo disputado entre Itália e Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Após a vitória da seleção italiana, shows de pagode e forró animaram à tarde dos torcedores nos espaços confortáveis e seguros, onde foi disponibilizada uma estrutura com bares, lanchonetes e banheiros.

Pouco antes do jogo entre Brasil e Espanha, às 19h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, os espaços nos dois bairros já estavam lotados. “Foi uma excelente iniciativa do governo. Assistir aos jogos aqui na Ribeira e com minha galera e num telão em alta definição foi sensacional. Uma estrutura fantástica, com policiamento, diversão”, afirmou a técnica de enfermagem Érica de Souza.

A iniciativa da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) teve o apoio da Prefeitura de Salvador e patrocínio da Coca-Cola. Com a vitória da seleção brasileira, o baiano se despediu da Copa das Confederações ao som de mais forró e pagode apresentados por Quininho de Valente (Ribeira) e Patrulha do Samba (Cajazeiras X).

O secretário estadual da Copa, Ney Campello, afirmou que em decorrência do sucesso dessas exibições públicas em Salvador, o Governo do Estado pretende levar a experiência para outros municípios baianos na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 dentro da política do Programa de Interiorização da Copa.