O Governo do Estado da Bahia inaugurou, na manhã desta sexta-feira (5), no município de Itagibá, região sul do Estado, um posto do Programa de Microcrédito (CrediBahia), localizado no centro da cidade. A nova unidade foi entregue à população pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, técnicos da Setre e representantes de instituições parceiras como a Desenbahia e o Sebrae.

O secretário destacou que, com o CrediBahia, o governo aumenta a oferta de crédito para os pequenos negócios do município de Itagibá e para os municípios do Território de Identidade Médio Rio de Contas. “Queremos, com esta ação, permitir uma manutenção e ampliação das alternativas de trabalho de uma parcela da população, que tem dificuldades no acesso ao crédito em bancos e agentes financeiros”

Liberação de recursos

Vasconcelos afirmou que os recursos liberados para os pequenos negócios são importantes para o desenvolvimento econômico e social do município, “uma vez que o dinheiro circula de forma permanente na cidade”. Para ele, os donos de micro e pequenos negócios são os principais geradores de trabalho e renda.

O secretário também ressalta a importância das parcerias com as prefeituras porque proporcionam a execução do programa, a partir do compromisso assumido pelos prefeitos de instalar e manter os postos.

O prefeito de Itagibá, Marcos Barreto, comemorou a chegada do Posto do Credibahia e da Sala do Empreendedor, também instalada no município com o apoio do Sebrae. “Em nossa cidade, o microcrédito é um mercado em aberto, pois as pessoas recorrem constantemente à Prefeitura, em busca de auxílio para alavancar os seus negócios”, disse.

Durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Itagibá, o coordenador de Microfinanças da Setre, Joaquim Oliveira, apresentou o programa estadual em detalhes. De acordo com ele, são 165 unidades em operação com uma carteira ativa de mais de 11 mil contratos e um montante de R$ 21 milhões emprestados no momento.

Operacionalizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o CrediBahia é um programa que oferece empréstimo a partir R$ 200 para pequenos negócios. “Esse financiamento vai aumentando, progressivamente, podendo chegar até a R$ 10 mil”, informou Joaquim Oliveira. O programa tem como gestora financeira a Agência de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Desenbahia) e mantém parceria com o Sebrae e prefeituras.