Mesmo com a baixa temperatura, em torno dos 12 graus, cerca de 150 agentes da comunidade cultural do Território de Identidade de Vitória da Conquista participaram, na noite da última quarta-feira, do ‘Encontro com o Secretário’, no Centro de Cultural Camilo de Jesus Lima, na sede do município. O evento teve a presença do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, além de professores universitários da região, artistas, agentes de cultura e outros participantes.

Para o secretário Albino Rubim o encontro alcançou o objetivo maior que o foi o estreitamento do diálogo e articulação com a Secult e a discussão das as políticas públicas e possibilidades de caminhos para uma gestão participativa dos espaços culturais.

"Foi um momento muito positivo, no qual todos tiveram a chance de fazer comentários, críticas e propostas. Também compartilhamos informações sobre as políticas culturais que estão sendo implementadas", disse.

O secretário Rubim expôs a sua preocupação com a área de formação e divulgou a criação da Rede de Formação e Qualificação em Cultura, que reúne universidades de todo o estado, órgãos do sistema S (Senai, Sebrai) e ONGs da área cultural, para estimular a ampliação da oferta de cursos universitários, técnicos e profissionalizantes.

Para muitos agentes culturais entrevistados, a visita do titular da pasta de Cultura do Estado foi positiva, enriquecedora e, principalmente, esclarecedora. "Sem dúvidas ampliamos nosso olhar a partir da explanação das políticas, de projetos e da sensibilidade de Albino perante nossos anseios", declarou o ator Júlio Dantas.