O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza nesta sexta-feira (12), às 9h, o último encontro da primeira temporada do projeto MAM Discute Bienal, que teve seu início no dia 13 de março. Com o objetivo de discutir os temas “Em busca de novos modelos – Berlim e Bahia / Ponto final, momento de início: Bienal, faça você mesmo”, o encontro acontece no Cinema do MAM, com entrada gratuita.

Primeira etapa do processo de desenvolvimento da Bienal de Arte da Bahia de 2014, o projeto retoma a história sobre os eventos de arte realizados no estado e proporciona um conhecimento mais aprofundado sobre os modelos de bienais existentes no Brasil e no mundo, fortalecendo também a discussão sobre o modelo mais propício para o cenário baiano atual.

No encontro anterior, o diretor do MAM-BA, Marcelo Rezende, apresentou um panorama sobre as 24ª, 27ª e 28ª bienais de São Paulo, discutindo a importância de se compreender os diferentes formatos de bienais existentes. No evento desta sexta, Rezende apresenta um panorama do modelo da Bienal de Berlim, criada em 1996, e os possíveis modelos para a Bienal de Arte da Bahia de 2014.

Os encontros gratuitos aconteceram quinzenalmente nos últimos cinco meses e contaram com a presença de convidados como Chico e Alba Liberato, Lia Robatto e Ayrson Heráclito, além da participação de artistas renomados em seus encontros, como Juarez Paraíso e Maxim Malhado, promovendo um debate entre a classe artística e o público geral.