A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) participa das homenagens à data magna do povo baiano com um concerto especial pela Série Jorge Amado nesta terça-feira, dia 2 de Julho – feriado da Independência na Bahia – na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20 horas.

O espetáculo terá regência do premiado maestro mexicano Enrique Diemecke e a participação do violinista Samuel Dias (atual spalla da Osba), como solista convidado. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e estão sendo vendidos na bilheteria do teatro e nos SAC´s Barra e Iguatemi.

No programa da noite, destaque para As Enfibraturas do Ipiranga, peça inspirada no poema do livro “Paulicéia Desvairada”, do escritor Mário de Andrade (1893-1945). A obra foi musicada pelo compositor mineiro Cláudio de Freitas – um dos expoentes da atual música brasileira de concerto – como abertura sinfônica, encomendada pelo maestro John Neschling para o 1° Concurso OSESP de Regência Orquestral.

A Osba também apresenta duas obras magistrais dos compositores alemães Johannes Brahms (1833-1897), Concerto para violino em ré maior op.77, e Richard Strauss (1864-1949), Suíte da ópera "O Cavaleiro da Rosa".