‘Exu Sile Onlá’, projeto proposto pelo Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), com direção de Fernanda Júlia, é o vencedor da 19ª edição do Edital TCA.Núcleo ‘Em Construção’ – Edição Especial 2013/Uma Homenagem a Lina Bo Bardi.

Este ano, o edital inovou o seu conceito, contemplando uma companhia teatral local, que deverá promover um intercâmbio com um grupo de outro estado ou país para que, juntos, realizem uma grande "ocupação" no TCA durante o segundo semestre.

O projeto vencedor envolve diálogo e parceria com a Cia do Miolo (SP). Ao longo do processo, os dois grupos unirão ideias e forças para consolidar uma estratégia de ações e intervenções artísticas, que serão realizadas no Teatro Castro Alves de agosto a dezembro deste ano, integrando o projeto Novo TCA.

Núcleo

Fundado em outubro de 1998, na cidade de Alagoinhas, no nordeste baiano, o Nata surgiu de um festival estudantil de teatro, representando o Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas. Nestes 15 anos de atuação, a companhia vem realizando montagens teatrais, oficinas e leituras dramáticas, movimentando o cenário teatral com projetos que discutem, divulgam e valorizam a cultura afro-brasileira em diferentes contextos.

No TCA, apresentou recentemente, como parte da programação do projeto Cultura em Campo, o espetáculo ‘Sirê Obá – A Festa do Rei’. A comissão de seleção do edital reuniu profissionais de reconhecida atuação na área das artes cênicas – a diretora e iluminadora paulista Cibele Forjaz, os diretores e dramaturgos Elísio Lopes Jr. e Gil Vicente Tavares, o ator e produtor Fábio Vidal, além da atriz e produtora Maria Marighella, da Diretoria de Teatro da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

Após a análise das diversas propostas inscritas e de uma série de encontros presenciais, a comissão selecionou também como projetos suplentes ‘Outra Construção’, do grupo Outra Cia de Teatro (1º suplente), ‘Faust(o)’, do grupo Vila VOX (2º) e ‘Ruínas Circulares’, do Oco Teatro Laboratório (3º).