Com a realização do I Festival de Corais de Paulo Afonso, no último final de semana, o Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), dinamiza a cultura, a arte e o turismo nos municípios de Paulo Afonso e Glória, na região norte. O evento reuniu na primeira edição, corais de várias instituições locais e de cidades de outros estados como Recife (PE).

Segundo o maestro Gilmar Mendonça, idealizador do projeto e regente de corais como o Canto da Terra (CAR) e Tom sobre Tom, o encontro faz parte de uma proposta mais ampla de integração entre os municípios e povoados localizados à margem do Rio São Francisco. “A ideia é fomentar a cultura nessas comunidades que povoam o Velho Chico. É um projeto antigo, agora, com o apoio da CAR, da ConArte e parceria das prefeituras locais, estamos realizando”.

Mendonça disse que o festival representa também “um ganho significativo e inestimável para as cidades que abrigam o evento. Agora, está aberto mais um espaço para o desenvolvimento e expressão do Canto Coral na Bahia. Temos um evento com porte similar a festivais que acontecem na esfera internacional, a exemplo do Music Friends, que tem a intenção de fortalecer a cultura, a arte e o turismo, com possibilidades de se ampliar e atrair pessoas de todo mundo”.