A terceira edição do projeto ‘Toda Quinta Tem’, no Centro Social Urbano (CSU) de Castelo Branco, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), começou nesta quinta-feira (4), com aula de ginástica para os idosos e apresentação de capoeira do mestre Jorge Satélite.

O propósito da iniciativa é proporcionar às quintas-feiras deste mês serviços, oficinas e lazer para todas as idades. De acordo com a coordenadora do espaço, Nerimere Vasconcellos, o projeto quer mostrar o que é e como funciona o CSU para a comunidade do entorno.

“As atividades promovem geração de emprego e renda, estimulando o empreendedorismo, além de informações úteis para a população. Neste ano, esperamos trazer mais de mil pessoas, superando ano passado, quando cerca de 800 foram atendidas”, informou Nerimere.

Aprender e passar adiante os conhecimentos adquiridos é o que pretende a aposentada Jandira Barreto, 65. Participante do curso de sabonetes artesanais, ela sempre gostou de trabalhos manuais e quer colocar em prática para presentear e ensinar a outras pessoas. “Tenho uma pessoa próxima que está com problemas pessoais e vim aprender a técnica para ajudar ela a sair dessa fase”.

Qualificação e informação

A programação do ‘Toda Quinta Aqui’ inclui palestra sobre educação para o trânsito, ministrada por representante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), distribuição de 200 lâmpadas e palestra sobre economia de energia pela Coelba, escovódromo, que vai ensinar as crianças a escovar os dentes adequadamente, e oferta de 300 kits de higiene dental pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), oficinas de manicure, artesanato, panificação e maquiagem.

Outros serviços disponíveis para as próximas quintas são as orientações sobre o Bolsa Família, atividades para o público infantil, como brincadeiras e sessão de cinema, corte de cabelo e depilação gratuitos, palestras sobre primeiros socorros e cuidados domésticos com bombeiro civil, entre outros.