As instalações recuperadas do Centro Social Urbano (CSU) Mariano Ventura, do município de Senhor do Bonfim, a 384 quilômetros de Salvador, foram entregues à população no último domingo (28) pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A reforma incluiu a restauração do pavilhão de esporte, campo de futebol com arquibancada, vestiários, alambrado, cabine para a imprensa, quadra poliesportiva, pavilhões multiuso e administrativo, além da construção de sanitários para torcedores.

Para a secretária Moema Gramacho, a intervenção no CSU vai proporcionar uma melhor oferta de serviços ao público. Para isso, inclusive, pretende implantar cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), “que tenham a ver com a demanda da população”.

De acordo com o coordenador de Ações Intersetoriaisda Sedes, Osmário Santos, a reinauguração do CSU marca um novo momento no Governo do Estado que, desde 2007, ampliou o olhar para os Centros Sociais Urbanos. “Este espaço tem uma relação muito forte com a comunidade local. Além de atividades diversas como o grupo de convivência dos idosos, é realizado o Campeonato do Centro Social Urbano, muito conhecido na região, e vai ser potencializado com a restauração do parque poliesportivo”, informou Osmário.

CSU

Fundada em 1976, a unidade já passou por duas reformas, sendo a primeira em 1997. Mensalmente atende aproximadamente mil pessoas nas áreas de educação, esporte, lazer, informática e assistência social. Também beneficia também 76 idosos da região, por meio das ações com o grupo de convivência.