O Edital 03/2013, que possibilita organizações sociais habilitarem-se para fazer a gestão de Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s), já está disponível, no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O novo edital disponibiliza R$ 32 milhões para implantação de dez novos Cesol’s distribuídos em diversos territórios de identidade do estado. Os novos centros vão oferecer gratuitamente, no prazo de dois anos, assistência técnica e operacional aos empreendimentos associativos populares e solidários e às redes de economia solidária e comércio justo e solidário.

Pelo edital, serão beneficiados os territórios de identidade da Bacia do Rio Grande, Itaparica, Semiárido Nordeste II, Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina, Médio Rio de Contas, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento, Chapada Diamantina, Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas.

As entidade interessadas em participar da Chamada Pública devem enviar as suas propostas, com a documentação exigida, até o dia 16 de agosto de 2013, ao seguinte endereço: Av. Luís Viana Filho, nº 200, CAB, Salvador-BA, CEP 41.745-003. Mais informações pelo telefone 3115 1693.

Em 2012, a Setre lançou edital semelhante para criação de oito Centros Públicos de Economia Solidária, disponibilizando R$ 28 milhões para execução dessa política pública, que integra o leque de ações previstas pelo Programa Vida Melhor.

Por meio desse edital, já foram implantados Cesol’s nos municípios de Itabuna, Pintadas, Guanambi, Juazeiro, além de três unidades em Salvador, nos bairros da Barra, Mares e Sussuarana. No mês de agosto, será inaugurado a oitava e última unidade do edital de 2012, o Cesol do Recôncavo, que irá funcionar no município de Cruz das Almas.