Em solenidade no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, nesta quarta-feira-feira (17), com a presença do governador Jaques Wagner, foram empossados os novos reitores pro-tempore das duas universidades federais criadas na Bahia.

Naomar Monteiro de Almeida Filho assumiu a Reitoria da Universidade do Sul da Bahia (UFSBA), com campus em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna (sede). A professora Iracema Santos Veloso, tomou posse na Reitoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com sede em Barreiras e mais quatro campus em Barra, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

O governador afirmou que o compromisso de criação das instituições foi viabilizado com a ajuda dos deputados e senadores da Bahia e solicitou ao MEC que continue apoiando o processo de interiorização da universidade brasileira.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, disse que “o MEC está pronto para apoiar os novos reitores”. Ele destacou ainda que antes de 2002, no interior da Bahia, só existiam apenas 120 vagas. Hoje, esse número subiu para 114 mil vagas.

Meta

Mercadante informou que a meta é ampliar em 150% o número de vagas para o ensino superior e 170% para cursos de pós-graduação. Disse ainda que não é fácil implantar uma universidade, principalmente no interior.

“Isso é uma das causas que fez a presidente Dilma levantar a bandeira em defesa dos royalties para a educação”, enfatizou o ministro, que durante discurso destacou esforço de Wagner pela criação das universidades federais.

O professor Naomar afirmou que o processo de criação da Universidade do Sul da Bahia foi similar a um de desbravamento. Ele garantiu manter a qualidade e a excelência acadêmica, compromisso que assumiu junto ao governador.

Já professora Iracema Veloso acentuou que a principal dificuldade será implantar quatro campus, em localidades distantes da sede, chegando a 400 quilômetros. “É o grande desafio a vencer”, enfatizou, reconhecendo a necessidade de apoio do Ministério da Educação para vencer essas dificuldades.