Policiais da Ronda Escolar e coordenadores do projeto Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), serviço da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participaram de reunião nesta segunda-feira (15), na sede da Secretaria da Educação do Estado, para discutir ações ligadas à Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad).

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Ufba, integra o projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia e busca dar suporte aos educadores da rede estadual para lidarem com situações relacionadas ao uso de drogas.

O Telecorad funciona como uma central telefônica, que oferece gratuitamente atendimento à comunidade escolar. O serviço pode ser acionado pelo telefone 0800-075-547 e disponibiliza ainda informações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social, assistência jurídica, entre outros.

Para o coordenador de Acompanhamento da Rede Escolar, Sérgio Brachmans, o trabalho pioneiro envolve, justamente, o esclarecimento e ações educativas. “Esta é uma iniciativa inovadora. A ação deve ser vista não com um olhar punitivo ou repressivo, mas como um trabalho executado por profissionais que estão ao lado dos nossos jovens com o objetivo de educar”.

Saúde pública

O major da Polícia Militar, Ricardo César Santana, coordenador da Ronda Escolar, ressaltou a importância de alinhar as ações de um projeto que traz, na sua essência, o debate sobre a prevenção. “Compreendemos que a prevenção do uso abusivo de drogas é também uma questão de saúde pública”. Segundo ele, o Telecorad é uma ferramenta importante nesse processo “e o trabalho da Ronda vem sendo aprimorado constantemente, principalmente no que se refere à nossa aproximação com os estudantes, a peça-chave desse processo, para que eles percebam que a polícia é amiga deles e que está ali para ajudá-los”.

O coordenador da Aliança de Redução de Danos (ARD), o professor e médico Tarcísio Matos de Andrade, fez uma exposição sobre o eixo de atuação e a metodologia de trabalho da ARD, criada em 2004, com o objetivo de oferecer à comunidade atividades de prevenção, assistência, ensino e pesquisa. De acordo com ele, é uma prática “que privilegia menos as intervenções e dá importância ao contato com o paciente e o cuidado com a saúde”.

Ronda Escolar

A Secretaria da Educação, por meio do programa Todos pela Escola, desenvolve uma política de fortalecimento da educação básica utilizando 10 compromissos. Dentro do eixo gestão escolar, um dos projetos é a Ronda Escolar, “que assumiu um papel de educador. É uma ação inovadora na Bahia”, como explicas a diretora de Gestão Descentralizada do órgão, Euzelinda Dantas.

A Ronda Escolar, que atende a todas as escolas de Salvador, consiste na circulação das viaturas no entorno das escolas e no atendimento a chamados das unidades, apoiando e orientando o gestor na resolução de conflitos, além de outras atividades de prevenção. “Hoje existe uma polícia cidadã de proximidade com a comunidade escolar, que tem sido aprimorada para lidar com diferentes situações. Inclusive, já percebemos uma receptividade maior do nosso efetivo entre os estudantes”, diz a Euzelinda.