A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou a lista dos professores da rede estadual selecionados para o curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional, que oferece 1.600 vagas gratuitas. A pós-graduação será desenvolvida pela instituição como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). O resultado está disponível no Portal da Educação.

Esta é mais uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com o objetivo de valorizar os professores e gestores estaduais que atuam na Educação Profissional (EP). Os períodos para confirmação da matrícula e início das aulas ainda serão divulgados.

A Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional é inédita e busca qualificar os professores em efetiva regência de classe (licenciados e bacharéis) que atuam nos Centros Estaduais, Centros Territoriais de Educação Profissional e unidades escolares da Rede Estadual que ofertam EP.

O curso, que tem currículo elaborado em conjunto pela Suprof e o Departamento de Educação da Uneb, será ministrado nos nove polos formativos – Alagoinhas, Barreiras, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Salvador, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. Será composto por 450 horas/aulas, sendo 300 presenciais e 150 a distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Plataforma Moodle, da Uneb.

Expectativa

A professora Cynara Pereira, do Ceep em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco, em Jequié, foi selecionada e está cheia de expectativas com relação ao curso. “A Educação Profissional é uma tendência e a gente sente a necessidade de buscar novos conhecimentos para fazer um trabalho de qualidade, correspondendo, efetivamente, aos anseios desses adolescentes e adultos que chegam aqui em busca de oportunidades nos mundos acadêmico e do trabalho. A expectativa com relação ao curso é de crescimento profissional e pessoal”.

Adriana da Gama Brito, do Cetep Litoral Norte/Agreste Baiano, em Alagoinhas, também recebeu com alegria e entusiasmo a notícia da seleção. Graduada em biologia e professora do curso técnico de meio ambiente, ela acredita que os benefícios do curso vão muito mais além do que incrementar o currículo profissional.

“Estou bastante feliz. Esta vai ser uma formação a mais para melhorar nosso trabalho, focando na área de Educação Profissional. Tendo essa formação, a gente vai fazer com que o Centro melhore, ainda mais, a qualidade do ensino, e tenha maior resultado para os estudantes”, afirmou a docente

Outras especializações

Todos os Centros e unidades escolares que oferecem Educação Profissional foram beneficiados com vagas. Outras especializações e mestrado já estão em andamento, atendendo professores e gestores da rede estadual de Educação Profissional.

Já são 14 gestores fazendo especialização fora do estado, sendo 11 em gestão de escolas de Educação Profissional Tecnológica, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), e três em especialização em turismo e hospitalidade também organizado pelo MEC em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IF-Ceará). Outros quatro gestores estão fazendo mestrado em gestão da Educação Profissional, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), também mediante convênio com o MEC.

Mais 45 vagas foram oferecidas para o curso de especialização em gestão da Educação Profissional, também resultado de parceria entre a Uneb e a Secretaria da Educação, que foram destinadas, exclusivamente, para diretores e vice-diretores, em efetiva atuação nos 66 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional.