O piloto baiano de bicicross, Leonardo Gonçalves, da Associação de Bicicross (ABS), de Salvador, representa o Brasil no Campeonato Mundial de Bicicross (Auckland BMX World Championships), que termina no próximo domingo (28), em Nova Zelândia.

Atleta do programa Bolsa Esporte do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Leonardo ganhou a vaga e o direito de participar após diversas competições internacionais.

Realizada pela União Ciclística Internacional (UCI), a competição reúne pilotos de 38 países, nas categorias Challengers, Cruiser e Championships: Elite men, Elite women, Junior men, e Junior Women. Dentro da Vetro Arena, circuito construído exclusivamente para a competição e que vai definir os melhores do mundo, estão competindo, desde esta quarta-feira (24), quase dois mil pilotos.

Leonardo Gonçalves disputa o Campeonato Mundial de Bicicross na categoria Cruiser 25/29 anos, com uma bicicleta totalmente adaptada ao seu peso e tamanho, no valor R$ 5 mil, resultado de uma ação articulada junto às empresas Bahiagás, Embasa e Petrobahia. Ele tem direito ao benefício do Bolsa Esporte na categoria atleta nacional ‘A’.