O Projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Semiárido será ampliado. A proposta de ampliação foi aprovada em reunião recente do secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, a articuladora do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, Iara Farias, os coordenadores executivo, Renato Andrade, e de Relações Institucionais do Instituto Fazer Acontecer (IFA), Ruy Pavan.

A ampliação do projeto prevê a capacitação de mais 360 educadores em esporte educativo, em 18 cidades do Semiárido da Bahia. A partir de agosto está previsto que mais seis municípios – Biritinga, Santa Bárbara, Lamarão, São Domingos, Valente e Conceição do Coité – receberão a equipe do IFA para iniciar a capacitação. A segunda etapa, com duração de dez meses, será o trabalho com os jovens. O objetivo é que, ao final de três anos, 1.080 jovens tenham sido atendidos, sendo 540 diretamente pelo IFA e outros 540 pelas prefeituras, conforme acordo firmado.

Desenvolvido em parceria entre a Fundação Interamericana (governo dos Estados Unidos) e a FIFA, através do programa Football for Hope, o projeto é executado na Bahia pelo IFA, com apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e governos municipais.

Já implantado em quatro municípios baianos – Araci, Serrinha, Teofilândia e Barrocas -, beneficiando 240 jovens entre 14 e 17 anos, entre 2012/2013, o projeto capacitou, na metodologia dos três tempos, 250 educadores dos municípios de Valente, Retirolândia, Ichú, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Barrocas, Teofilândia e Araci.

A metodologia consiste em desenvolver nos jovens a capacidade de: 1 – criar as regras do jogo; 2 – jogar; 3 – avaliar se as regras foram cumpridas. Como o objetivo é educar para a cidadania, estimular a criação de políticas públicas e reduzir a violência, atitudes de cooperação, respeito, honestidade e solidariedade pontuam tanto quanto o gol.

Além de esportes como futebol, vôlei, basquete e capoeira, o projeto trabalha com aulas de formação para a cidadania onde são abordados temas como violência, sexualidade, meio ambiente, etnia e gênero. Também desenvolve atividades culturais a exemplo de passeios em teatros, cinemas, museus e shows.

Festival

O projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Semiárido (Faes) conclui, com o “I Festival de Esporte Educativo do Semiárido da Bahia”, dias 17 e 18 de agosto, em Araci, as ações desenvolvidas nos municípios de Araci, Serrinha, Barrocas e Teofilândia em 2012/2013.