O secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (SEINP), Carlos Costa, realizou uma visita técnica ao Terminal Aquaviário Almirante Alves Câmara, também conhecido como Temadre e localizado em Madre de Deus, sendo recepcionado pelo gerente, Waldo Gomes, e corpo técnico da unidade.

A finalidade do encontro foi selar uma aproximação entre o setor público e o privado. A visita foi norteada pela exposição de dados gerais e projetos que se encontram em andamento.

Waldo Gomes apresentou peculiaridades sobre o empreendimento, entre elas a movimentação de navios e também o novo projeto a ser implantado, o Terminal de Regazeificação da Bahia(TR-BA), localizado na Baía de Todos os Santos, a 4 km da costa da Ilha dos Frades. O equipamento estará em operação no segundo semestre de 2013.

O secretário Carlos Costa aproveitou a oportunidade para incentivar a utilização de modais de transportes alternativos, a exemplo do que já vem sendo aplicado para movimentação de carga por uma das refinarias da Transpetro que faz uso da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O momento foi importante também para discutir os problemas referentes à logística, tema que tem se tornado um obstáculo ao crescimento do setor, a exemplo das constantes dificuldades com a malha rodoviária, principal canal para o escoamento de cargas dos produtos de petróleo e derivados.

Carlos Costa se propôs a intermediar as reivindicações realizadas pelo gerente da Transpetro junto ao Governo do Estado da Bahia. Ele acredita que o papel do Estado é fundamental para melhoria da infraestrutura no entorno do Terminal.