O trecho de oito quilômetros da BA-671, que liga a BR-101 ao município de Jussari, na região Sul do estado, foi recuperado e entregue à população neste sábado (13). A estrada recebeu nova pavimentação com o melhor tipo de asfalto, o Cimento Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e foi sinalizada.

Com a recuperação ficou mais fácil chegar a Jussari. O motorista Joselito Maciel, que cruza o trecho várias vezes por dia, diz que muita gente desistia de ir até o município devido à situação da estrada. “É um trecho que dá pra fazer em dez minutos e a gente gastava mais de 30. Representante de venda, caminhão de entrega, ninguém queria vir aqui não. Agora mudou.”

De acordo com Saulo Pontes, diretor-geral do Derba, órgão responsável pela obra, foram investidos R$ 7 milhões no asfaltamento da BA-671. “Foi uma obra que exigiu bastante cuidado com a fundação porque é uma região que chove muito e o solo se danifica em pouco tempo”.

O governador Jaques Wagner, que esteve na inauguração, disse que até 2014 pretende recuperar ou asfaltar todos os acessos municipais. “Imagina um estudantes querendo ir para a faculdade, uma mãe que quer dar um socorro ao filho, era um drama aqui. Agora estamos dando uma condição de transporte melhor para a população”.

O mototaxista Juliano Marques agradece. “É bom pra todo mundo, pra nós que trabalhamos com transporte, então, é uma maravilha. Antes, era carro quebrado, uma poeira enorme, lama. Agora, com esse tapete, estamos com mais conforto, mais segurança.”

Mais de 7,2 mil quilômetros asfaltados

Recentemente, o Governo do Estado pavimentou o acesso a Arataca. Em Jucuruçu, Barro Preto, Gongogi e Aiquara, todas no Sul da Bahia, as recuperações estão em andamento. De acordo com Saulo Pontes, além dos acessos, nos últimos seis anos foram asfaltados mais de 7,2 mil quilômetros de estradas na Bahia. “Estou no Derba há 39 anos e posso afirmar que esse é o maior programa de recuperação de estradas já realizado pelo órgão.”