Sob acordes do Hino ao 2 de Julho, tomaram posse nesta sexta-feira (12), os integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), entidade vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A solenidade foi realizada no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia e contou com a participação da sociedade civil, representantes do Governo do Estado, do Legislativo estadual e municipal e de integrantes do Projeto Adolescente Aprendiz.

Criado em 1987, o Conselho é um órgão consultivo que tem a finalidade de promover e defender os direitos fundamentais da pessoa humana. “Apesar de avançarmos a passos largos, estamos apenas começando nossa luta em favor dos direitos humanos”, disse a conselheira Maritta Souza, representante da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Segundo ela, os resultados do trabalho desenvolvido pelo Conselho devem alcançar a todos, principalmente àqueles que não compreendem ainda o significado dos direitos humanos. O secretário da Justiça, Almiro Sena, foi empossado no cargo de presidente do CEDH. Ele convocou os novos conselheiros para participarem da 1ª reunião do biênio, que será realizada dia 31 deste mês, na sala dos conselhos da SJCDH.

Entre os integrantes nomeados no último dia 10 foram empossados ainda para o biênio 2012/2014 os membros Cleifson Dias Pereira, da Secretaria de Promoção da Promoção da Igualdade (Sepromi), Amélia Tereza Maraux (Secretaria da Educação), Bethânia de Souza (Defensoria Pública do Estado), Leandro Nunes (Ministério Público Federal), Márcia Virgens (Ministério Público do Estado da Bahia), Padre Alfredo Dórea (Instituição Família Telêmaco).

Também Adriana do Nascimento (Conselho Regional de Serviço Social), Ademir Santos (Instituto de Ação Social e Cidadania Mão Amiga), José Augusto (Associação Nacional de Ação Indigenista), Renildo Barbosa (Associação de Defesa e Proteção dos Direitos Homossexuais) e Evangel Vale Júnior (Associação para Inclusão à Arte, Cultura e Comunicação).