Para conhecer instituições e programas que atuam na atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas, visita a capital baiana nas próximas terça e quarta-feira (30 e 31) o secretário Nacional de Política sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore André Maximiano. O primeiro espaço que vai conhecer é o Ponto de Encontro, localizado no Centro Histórico de Salvador.

No local, a partir de 14h30 de terça, ele se reúne com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, representante das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes, e profissionais que atuam no projeto. 

No dia seguinte, pela manhã, Maximiano conhecerá projetos do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) – Consultório de Rua e Saúde (de Cara) na Rua -, onde participa de reunião com as equipes da unidade e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. À tarde, a partir de 14h30, encerra a programação participando de reunião com o secretário da Justiça, Almiro Sena, e a superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), Denise Tourinho.

Ponte de Encontro

Inaugurado em setembro de 2012, o Ponto de Encontro é um espaço voltado para assistência e recuperação de usuários de drogas, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em espaço totalmente reformado pelo Governo de Estado para o atendimento a esse público. A estratégia do projeto busca oferecer aos usuários de substâncias psicoativas a possibilidade de diálogo, por meio de atividades de baixa exigência, intervenções breves, apoiadas em práticas redutoras de danos e educativas, favorecendo a prática de cuidados com a saúde, fortalecimento da autoestima e inclusão social do cidadão.

O projeto tem o propósito também de possibilitar que pessoas sem condições de alcançar o sistema de saúde formal possam ser identificadas e, se possível, encaminhadas para serviços especializados. Para a sua implantação foi constituída uma parceria intersetorial entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA), as secretarias estaduais da Saúde e da Educação, a Universidade Federal da Bahia (Ufba), via Cetad e Voluntárias Sociais.