A licitação para a construção de nove matadouros frigoríficos, com capacidade para o abate de 30 animais/dia – podendo chegar a 100 -, será realizada na próxima sexta-feira (19), a partir das 10h, na sede Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

As unidades frigoríficas serão implementadas pelo Governo do Estado nos municípios de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente. As empresas interessadas em participar do processo licitatório podem acessar o edital no site da Seagri.

A construção dos novos matadouros frigoríficos é parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, criado pela Seagri/Adab com o objetivo de combater o abate clandestino, além de atender a demanda de municípios que não dispõem dos equipamentos e oferecer à população carne saudável e de qualidade.

Segurança sanitária

“Estamos criando condições para que o pequeno produtor tenha como e onde abater seus animais, com segurança sanitária, e ao mesmo tempo garantindo a saúde da população e o combate ao abate clandestino”, ressalta o secretário estadual da Agricultura Eduardo Salles. Segundo ele, além de garantir o aumento do abate inspecionado, o projeto fomenta a geração de empregos e renda.

Além dessas nove unidades, mais três matadouros, com capacidade para abate de 100 animais/dia, serão licitados em agosto, durante evento realizado na Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), em Salvador. No dia 16/8, será licitada a construção das unidades dos municípios de Remanso e Valença, e no dia 19/8, a unidade de Bom Jesus da Lapa. A unidade de Morro do Chapéu foi licitada no dia 5 de julho.

Para a construção dos 13 matadouros frigoríficos, serão investidos cerca de R$ 26 milhões, e mais R$ 17 milhões para compra de equipamentos. Os recursos, segundo o secretário Salles, são do Governo do Estado e do governo federal, por meio dos ministérios da Agricultura (Mapa), e do Desenvolvimento Agrário (MDA).