A partir do mês de agosto, os pescadores de Ilhéus poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade, após concluírem curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes ou durante as viagens e até mesmo em situação de emergência em alto mar.

As aulas – fruto de um convênio entre a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura – estão acontecendo no Terminal Pesqueiro de Ilhéus, onde continuam até o próximo dia 30 de julho.

A programa das aulas inclui temas como princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, e dentre outros, gases de escape. A realização do curso no terminal permite um melhor aproveitamento dos alunos nas aulas práticas, porque o equipamento conta com áreas para atracação de embarcações, embarque e desembarque de pescados, comercialização de óleo diesel e fábrica de gelo.

“O conhecimento adquirido pelos pescadores servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a autoestima dos profissionais, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.