O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), a partir deste mês de julho, passou a integrar a Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe (Cesalc).

A adesão do órgão baiano à articulação internacional foi oficializada na última quarta-feira (17), durante as comemorações dos dez anos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, em Brasília, que contaram com a participação da presidente da República Dilma Rousseff.

Durante o evento, o coordenador-executivo do Codes, Edson Valadares, destacou que a participação social tem sido a marca do governo federal na última década e, desde 2007, a base do planejamento governamental na Bahia e o fundamento da relação Estado/Sociedade.

Desenvolvimento

“O Governo do Estado instituiu o Codes em 2008 e, hoje, celebrar os dez anos do conselho nacional reforça a certeza de que estamos no caminho certo e que o diálogo com a sociedade é a única forma de garantirmos a democracia e a construção do desenvolvimento sustentável”, afirmou Valadares.

A presidente Dilma traçou um panorama das conquistas obtidas pelo Brasil nos últimos dez anos, desde a criação do conselho, e convocou seus integrantes a darem continuidade à missão de debater propostas oriundas dos diversos setores da sociedade brasileira para o desenvolvimento do país.

Com a adesão à Rede Latinoamericana e do Caribe, o Codes assume os objetivos pactuados com os demais países, como a construção de um ambiente de diálogo e troca de saberes, o fortalecimento dos próprios conselhos e instituições similares membros da Rede, e, entre outros, a produção de debates sobre temas nacionais e internacionais e seus impactos sobre os países da América Latina e Caribe.