O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (12) publicou a nomeação dos membros da Comissão Estadual da Verdade, instituída pelo Decreto nº 14.227 de 10 de dezembro de 2012. Sua finalidade é examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica no estado da Bahia e contribuir para a promoção da reconciliação nacional, por meio da interlocução com a Comissão Nacional da Verdade.

Integrada por Amabília Vilaronga de Pinho Almeida, Antônio Walter Pinheiro, Carlos Navarro Filho, Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino, Jackson Chaves de Azêvedo, Joviniano Soares de Carvalho Neto e Vera Christina Leonelli, a Comissão terá como enfoque principal de sua pesquisa o levantamento das informações relacionadas às mortes e desaparecimentos ocorridos durante o regime de 64-85.

A Comissão investigará ainda outras graves violações aos direitos humanos, como tortura, violência sexual, terrorismo de Estado, além das violações sofridas por grupos específicos, a exemplo dos trabalhadores rurais, sindicalistas, mulheres, indígenas e estrangeiros.

Na próxima semana, a Comissão se reúne para definir o plano de trabalho e metodologia das reuniões. A Comissão atuará em articulação permanente com outros colegiados existentes no âmbito do Executivo Federal, do Legislativo Estadual e das universidades públicas.