Enfermeiros que atuam na emergência do Hospital Estadual da Criança (HEC) e a equipe do Serviço Social participaram de um treinamento nos dias 02 e 03 de julho, sobre o papel e a importância do atendimento através do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR).

O ACCR, criado pelo Ministério da Saúde, classifica o paciente conforme a prioridade com relação ao seu risco de saúde. Ao chegar à Emergência do HEC, os pacientes são submetidos a uma triagem, que define os casos mais graves e prioriza o atendimento. Além de reduzir o tempo de espera, este sistema faz o paciente grave ser atendido imediatamente, sem filas.

De acordo com a enfermeira Helena Brito, responsável pelo treinamento, os participantes discutiram a importância do acolhimento e qual o papel do enfermeiro e do assistente social na Classificação de Risco. “A classificação consiste numa consulta inicial que identifica a gravidade dos pacientes colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento. O enfermeiro, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos, avalia o grau de urgência das queixas dos pacientes”.

Helena também explica que, “caso seja diagnosticado que o paciente não precisa de atendimento de emergência ou urgência, o mesmo será encaminhado para o Serviço Social que fará o acolhimento orientando-o a procurar atendimento nas unidades básicas de saúde e policlínicas próximas ao bairro em que residem”.

Na avaliação da assistente social Ângela Maria da Silva, “o treinamento foi muito rico e esclarecedor, dando ainda mais segurança para desenvolver o trabalho, acolhendo o paciente e sua família da melhor maneira possível”.