A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aterrou e nivelou, no início da tarde desta segunda-feira (8), o buraco causado por um vazamento na rede distribuidora que atende o bairro do Imbuí. Na ocasião, o trânsito de veículos foi liberado na via próxima ao shopping Gaivota. A pavimentação asfáltica, na área, será realizada nesta terça (9) pela manhã.

Atualmente, a empresa realiza a recuperação dos pavimentos em todos os locais onde executa intervenção para manutenção ou implantação de redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

No ano passado, a Prefeitura de Salvador rescindiu, de forma unilateral, um convênio que previa a recuperação do asfalto pelo poder público municipal nas áreas de intervenção da Embasa mediante pagamento por área recuperada. Na atual gestão do município, o convênio não foi restabelecido. Devido a esta situação, a Embasa mantém quatro contratos voltados para manutenção de suas redes e recuperação dos pavimentos em locais onde faz intervenção.

Em Salvador, existem 8,4 mil quilômetros de tubulação que atendem a cerca de 630 mil ligações de água e 450 mil de esgoto. Ocorrência de vazamentos e intervenções preventivas ou corretivas nas redes faz parte do dia a dia dos serviços de distribuição de água canalizada e de coleta e tratamento de esgoto. Por isso, há a necessidade de intervir nas vias para garantir a boa prestação dos serviços.