O índice de ocupação no mercado de trabalho do Território Metropolitano de Salvador (TMS) é marcado pelo predomínio de trabalhadores com idade entre 30 e 59 anos, seguidos por jovens da faixa etária entre 15 a 29 anos. Embora, entre os anos 2000 e 2010 tenha havido uma redução em todos os municípios do território, a maioria de trabalhadores ainda é do sexo masculino.

Esses e outros indicadores foram apresentados nesta quarta-feira (31), durante o seminário ‘Desafios para o Desenvolvimento Regional’, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), por meio do Observatório do Trabalho da Bahia.

Realizado no auditório 4, da Cidade do Saber, em Camaçari, o evento contou com a participação do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, da chefe de gabinete da Setre, Olívia Santana, da supervisora Nacional dos Observatórios do Trabalho, Ângela Schwengber (Dieese), e outras autoridades.

Geração de emprego

O secretário Nilton Vasconcelos informou que o mercado formal de trabalho hoje na Bahia é de 2,3 milhões de trabalhadores e que, nos últimos seis anos e meio, ingressaram mais de 500 mil trabalhadores. Segundo ele, a Bahia tem feito a sua parte na geração de emprego e renda. “Agora mesmo, estamos oferecendo 16,5 mil vagas de qualificação, incluindo apenados em processo de ressocialização, utilizando recursos próprios do estado. Também estamos disponibilizando 3,5 mil vagas de qualificação aos jovens”.

Vasconcelos destacou o papel de intermediação de mão de obra da rede SineBahia em suas 130 unidades em todo o estado. “Ano passado, foram colocados no mercado de trabalho um total de 56 mil trabalhadores somente por esse serviço. Esse movimento do SineBahia é muito expressivo”.

Na opinião do secretário, a chave do sucesso da rede são as vagas oferecidas, captadas em empresas, que acreditam na eficiência do sistema. “Por isso, quando enviamos os trabalhadores para uma colocação, o fazemos dentro do perfil desejado, respeitando os procedimentos adotados na intermediação para o trabalho”, assegurou.

Diálogo continuado

Os estudos do Observatório do Trabalho da Bahia foram apresentados pela técnica do Dieese, Flávia Rodrigues, sob a coordenação de Frederico Fernandes (Setre). Na oportunidade, Frederico anunciou a realização, até o final do ano, de mais quatro seminários nos municípios de Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro e Itabuna.

Em junho passado, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi realizado o primeiro seminário e o próximo será dia 28 de agosto, em Vitória da Conquista. Com essas iniciativas, a Setre e o Dieese pretendem estimular a constituição de fóruns que promovam o diálogo continuado sobre as temáticas do mundo do trabalho e as políticas públicas para a área.