Uma comitiva composta por quatro técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reuniu nesta segunda-feira (8) com técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A visita é mais uma etapa do Programa de Apoio à Inserção de Grupos Vulneráveis no Mercado de Trabalho no Nordeste desenvolvido pela instituição financeira nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará.

Na Bahia, o estudo, que tem como propósito estudar a dimensão do problema da baixa qualificação profissional de pessoas atendidas por programas sociais do governo brasileiro, é desenvolvido por meio de cooperação técnica, assinada no ano passado, entre o banco e a Setre.

“Este encontro tem como objetivo coletar informações para ajudar no mapeamento das ações de intermediação, qualificação profissional, educação formal e profissional e a articulação entre essas áreas”, explicou o coordenador do Programa pelo BID, Danilo Fernandes. Ele disse ainda que, em agosto, será apresentada uma versão preliminar do estudo e, até dezembro, concluído o estudo final.

Para a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, “com o diagnóstico do estudo vai ser possível minimizar, por meio da integração de políticas públicas, a dificuldade de inclusão desse público, elevando, assim, a sua empregabilidade”. Também participou da reunião, a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, que apresentou um breve histórico da Agenda e suas principais ações.