Os turistas e os baianos tem até domingo (7) para visitar o Showroom Brasil Original, que acontece na praça central do Shopping Barra, em Salvador, com mostra de produtos de 100 artesãos do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Sebrae – Bahia.

Entre as centenas de produtos em exposição no espaço, estão os do artesão baiano Augusto Cesar Veloso, que comemora a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido, de uma boa divulgação com o contato de um público diversificado, além de conseguir realizar bons negócios. “Esta iniciativa realmente é muito válida e importante para mostrar um pouco do nosso talento e vender nossas peças. Vale salientar que também temos contato direto com artesãos de diversas partes do país”, diz.

Ele destaca ainda que foram gratificantes os elogios recebidos pelos visitantes no local. “Estou feliz, fiz muitos contatos e vendi quase todas as minhas obras”, conta Veloso que, é de Salvador, e, trabalha “com a interpretação dos divinos”, em material de madeira (de demolição) e cerâmica.

Nos estandes armados obras de artesãos baianas, como esculturas em cabaças, toalhas e colchas de rendas de bilro ( da Rendavan), bandejas, bonecas, flores de cerâmica e de palha, pulseiras e colares de cascalhos de pedras, jogos americanos de linha e palha, bongo e agogô de coco, mandalas de cerâmicas, relicários e outros.

Entre os produtos exibidos, alguns que receberam a certificação do selo “A Bahia feita à mão”, realizado pelo Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Sebrae-Ba.

Além de trabalhos de várias cidades da Bahia, podem ser conferidos no showroom artesanatos do Distrito Federal, Amazonas, Paraíba,Piauí e Sergipe. O Brasil Original é uma iniciativa do Sebrae Nacional e está acontecendo nas cinco cidades que receberam os jogos da Copa das Confederações: Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.