Proprietários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Vera Cruz participaram nesta sexta-feira (12) da oficina de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Biblioteca de Mar Grande. O evento, que tem o objetivo de promover ações preventivas nos destinos próximos às cidades-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, é uma iniciativa do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca) em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH-BA).

Durante o encontro, o público assistiu a palestras sobre temáticas como tipos de violência sexual e fins comerciais da exploração sexual. A equipe do Cedeca, formada por assistente social, psicólogo e advogado, também apresentou o perfil dos agressores, rotas da exploração sexual na Bahia e índices da violência no estado.

Para entender mais sobre o assunto e os direitos das vítimas, os participantes também receberam explicações sobre um termo de conduta de ética contra a exploração sexual e comercial, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que comemora 23 anos de existência neste sábado (13).

“Esse tema as pessoas acham que já dominam, mas o nosso intuito é mostrar que não estamos apenas preocupados com o destino turístico e também com a forma que esses aspectos atingem a população do lugar”, disse a socióloga Nereida Mazza, representante da Setur no evento.

A assistente social do Cedeca, Sheila Araújo, explicou que é muito comum as pessoas acharem que já sabem tudo sobre o tema, quando na verdade mal conseguem identificar um caso. “Às vezes, por conta do nosso dia a dia, não percebemos a exploração de adolescentes ao nosso redor. Então, o nosso papel é trazer justamente essa sensibilização para os profissionais do trade turístico".

Novos debates

Com duração de 16 horas, a oficina será retomada na próxima quarta-feira (17), das 8 às 17h, quando serão realizados debates e dinâmicas de grupo, além da apresentação de filmes e avaliação do curso.

O evento na Ilha de Itaparica é o segundo realizado em parceria pelo Cedeca, Setur e ABIH. O primeiro foi em Salvador, em abril. Até o mês de novembro novas oficinas serão realizadas na capital e Mata de São João, nas localidades de Imbassaí e Praia do Forte.