Um dos mais antigos e belos municípios da Chapada Diamantina, a 450 quilômetros de Salvador, Mucugê sedia, pela quinta vez, o Festival Vozes na Chapada, que será realizado da próxima quinta-feira a sábado (1 a 3), com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Bahiatursa. O evento reúne mais de 13 grupos de diferentes cidades da Bahia e de outros estados, proporcionando a integração entre os principais cantos corais do país, e é uma oportunidade de fomentar o ecoturismo na região.

Corais de diferentes segmentos, religiosos, grupos ligados a empresas públicas e privadas, e independentes participam do festival. Nesta edição, a organização do evento espera receber um público estimado em cinco mil pessoas.

Turismo

O apoio institucional a eventos artístico-culturais, como o Festival Vozes da Chapada, é fundamental para o fortalecimento do turismo no interior do estado, segundo o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. Segundo ele, “trata-se de apresentar um turismo de base cultural, além da valorização do ecoturismo e do turismo de aventura, proporcionando um casamento entre a música de boa qualidade e os atrativos naturais da região. O apoio está em sintonia com a estratégia da Bahiatursa de valorizar outros belos produtos que não somente o nosso Carnaval e as nossas belas praias”.

Ocupação hoteleira

Atualmente, o festival ocupa uma posição de destaque no calendário de eventos da Bahia e de Mucugê. O setor hoteleiro tem quase 100% de ocupação nos dias das apresentações e o comércio já declara que a data se equipara ao São João, como explica a coordenadora do evento, Lidia Pina.

Tradicionalmente, o evento presta uma homenagem a personalidades do canto coral baiano e brasileiro. Este ano, vai homenagear a Associação de Professores de Educação Musical da Bahia (Apemba). Pioneira, a instituição realizou mais de 50 encontros de corais, promove cursos e oficinas, tendo à frente a maestrina Elena Escariz.

Os encontros promovidos pela Apemba fomentaram o entusiasmo pelo canto coral na Bahia e oferecem excelente alternativa de escoamento para a produção cultural por parte dos Corais baianos, como enfatiza o maestro e diretor artístico do festival, Alcides Lisboa.

Quinta-feira, 1 de agosto

– 20h: Concerto de Abertura, em frente à Câmara Municipal de Mucugê

– 22h: Degustação de prato típico na Praça dos Garimpeiros

Sexta-feira, 2 de agosto