Mais de 128 atrações fizeram a festa de baianos e turistas durante os dez dias do São João da Bahia no Centro Histórico de Salvador. As ruas e becos do Pelourinho ficaram pequenos para a multidão de brasileiros e estrangeiros que foi ao local no período de 20 a 30 de junho. Além das atrações musicais, houve apresentações de quadrilhas juninas e exibições dos principais jogos da Copa das Confederações.

Para o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, o São João da Bahia já é uma realidade como produto turístico. “Nos últimos quatro anos, os desembarques nos aeroportos baianos (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus) cresceram 48% no período. Além disso, uma das principais operadoras do país já vende cerca de 50 mil pacotes de viagem para os festejos juninos do estado”.

Leonelli destacou ainda a importância da Copa das Confederações para o turismo da Bahia. “Este ano, tivemos em Salvador a melhor ocupação hoteleira para o mês de junho, em toda a história (70%), graças ao reforço da Copa das Confederações, que também foi uma grande oportunidade para divulgarmos o São João para o público brasileiro e estrangeiro”.

Gilberto Gil, Adelmário Coelho, Genival Lacerda, Alceu Valença, Zelito Miranda e as bandas Estakazero e Cangaia de Jegue foram alguns dos destaques que passaram pelo palco principal da festa, que também contou com outros sete palcos nas praças e largos do Pelô. Mais uma vez, os turistas que ficaram hospedados nos hotéis de Salvador utilizaram o serviço do Salvador Bus, que neste período se transformou no ‘ônibus do forró’.

Receptivo especial durante a Copa das Confederações

Se no Pelourinho o forró deu o tom do São João, nos principais pontos turísticos da cidade, além do aeroporto e da rodoviária, o destaque foi o esquema de receptivo montado pela Secretaria do Turismo. O Projeto Guias e Monitores, que já funciona no Carnaval, contou com 166 profissionais. Em dez dias, eles realizaram mais de dez mil atendimentos. Desse total, 73,3% foram em português, 12,8% em inglês, 7,8% em espanhol e 6,1% nos demais idiomas, a exemplo do francês, italiano, alemão.

Dentre os turistas brasileiros, a maior parte do público que solicitou informações era dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já entre os turistas internacionais, norte-americanos e argentinos foram a maioria, seguidos dos uruguaios e franceses.

De 20 a 28 de junho, o Disque Bahia Turismo, que funciona 24 horas, realizou 989 atendimentos, tanto por telefone quanto por chat. O serviço, que já atende em português, inglês e espanhol, foi reforçado durante a Copa das Confederações para também atender em alemão, francês e italiano.