O programa estadual Pacto pela Vida vai receber recursos do governo federal, por meio de outro programa, o ‘Crack, é possível vencer!’, que será lançado nesta terça-feira (6), em Brasília, com a presença do governador Jaques Wagner. O assunto abre o programa de rádio desta semana, que também traz informações sobre a inauguração do SAC Servidor, nesta quarta (7), e de entregas de habitações e sistemas de esgoto e de abastecimento de água no interior.

“Nós temos um trabalho dentro do Pacto Pela Vida, o nosso planejamento de segurança do Estado. A gente detecta, por exemplo, que cerca de 75% dos homicídios de jovens até 24 anos estão diretamente ligados ao uso, à dependência ou ao tráfico de drogas”, afirma o governador.

Segundo Wagner, “o enfrentamento ao uso e a dependência do crack começa com a preocupação das famílias, dos professores, das lideranças religiosas, dos prefeitos, governadores e da presidência da República. Ele hoje é reconhecido como uma endemia social, um problema que ganhou dimensão extremamente elevada”. O governador diz ainda que os ministérios da Saúde, da Justiça, de Desenvolvimento Social, e Presidência da República vão disponibilizar R$ 4 bilhões, em convênios com os Estados para o enfrentamento a esta droga.

No Conversa com Governador, onde responde uma pergunta deixada pelo internauta João Carlos da Cruz Silva, na sua fan page oficial, sobre o Sistema Ferry Boat, Wagner também informa que a partir desta terça, haverá mais programas objetivos e investimentos do governo federal reforçando as ações para libertar a juventude da dependência das drogas, particularmente do crack.

Habitação

A respeito do novo SAC Servidor, Wagner diz que o investimento é de R$ 400 mil. A unidade vai se localizar na Boca do Rio, no primeiro andar do Multishopping, com cinco unidades de serviço, onde poderão ser sanadas várias questões vinculadas a dúvidas dos servidores.

“Com isso, a gente quer melhorar a qualidade de atendimento do nosso servidor público, dar para ele mais condições de, rapidamente, resolver as suas questões. Portanto, eu considero que é mais uma demonstração do nosso respeito e apreço pelo servidor público estadual da Bahia”.

Quanto à agenda desta semana no interior, o governador informa que vai entregar, no município de Serrinha, na sexta-feira, um sistema integrado de abastecimento que beneficia também as cidades de Conceição do Coité, Biritinga, Lamarão, Teofilândia, Barrocas e Retirolândia. Ainda em Serrinha, ele entrega mais 497 unidades habitacionais do Residencial Vista Alegre, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

“São mais de R$ 18 milhões de investimento e, portanto, mais dignidade para as famílias de Serrinha”, diz o governador, referindo-se às unidades habitacionais. O sistema de abastecimento representa outro investimento, de mais R$ 48 milhões. “Ele é composto de várias adutoras, estações elevatórias e atinge uma população de mais de 330 mil habitantes. Com isso, aquela região do sisal fica numa condição de segurança hídrica muito melhor”.

Saneamento

No sábado, Wagner informa que estará em Itacaré para a inauguração do Serviço de Esgotamento Sanitário do distrito de Taboquinhas, um investimento da ordem de R$ 4 milhões, atendendo uma população de 3,8 mil habitantes. “Itacaré é uma cidade que chama o turismo, Taboquinhas está ali também na beira do nosso Rio de Contas. Por isso, esse esgotamento sanitário é fundamental para a preservação da qualidade do nosso querido Rio de Contas”.

Para responder ao internauta sobre o Sistema Ferry Boat, Wagner diz que a empresa que administrava o equipamento vinha prestando um serviço inadequado. “Por isso, nós resolvemos fazer a intervenção, rompemos o contrato, estamos agora tratando de várias coisas no campo judicial – porque a empresa deixou vários problemas aqui para trás –, mas limpamos essa área e contratamos uma nova empresa, que já tem uma experiência grande”.

Wagner destaca que seu objetivo é dar aos baianos a ponte Salvador-Itaparica. “Estamos caminhando para isso. Mas temos que melhorar a condição do ferry boat enquanto a ponte não se concretiza e mesmo depois dela, porque muita gente vai preferir, eventualmente, se manter utilizando esse sistema”. Ele encerra o assunto afirmando que mais embarcações serão compradas. “Eu espero que a gente possa dar um atendimento de qualidade à população que depende do ferry boat”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.