Os juros de 0,64%, para os clientes do CrediBahia que tomarem empréstimo no valor de até R$3 mil, são os principais atrativos dos pequenos empreendedores das cidades de Iramaia e Mucugê, localizadas na Chapada de Diamantina, região central da Bahia, que aguardam nesta quinta-feira (29) pelas inaugurações dos dois postos de atendimento do CrediBahia.

Em maio passado, os prefeitos desses dois municípios aderiram ao Programa Estadual de Microcrédito (CrediBahia). Desde então, começaram os entendimentos entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e as prefeituras locais para garantir a implantação do posto nas respectivas cidades, com vistas a possibilitar que os pequenos empreendedores passem a contar com as vantagens e os benefícios do acesso ao crédito alternativo do sistema bancário tradicional.

A expectativa é de que o grande beneficiado com a chegada das unidades do CrediBahia seja o setor de serviço da região, responsável por receber um grande número de turistas interessados nas belezas naturais da Chapada Diamantina.

Solenidades

Em Iramaia, município com 11.988 habitantes, a solenidade de inauguração será às 15h, na Praça Feliciano Augusto Sousa, Centro. Antes, haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores, para apresentação do programa.

Em Mucugê, a cerimônia começa às 17h30, na Praça Coronel Douca Medrado, 63, Centro, com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Antes, às 16h30, ocorrerá a audiência pública de apresentação do programa na Câmara de Vereadores.

Calendário

Mas o calendário do CrediBahia não para por ai. Na sexta-feira, dia 30, será a vez da reinauguração do posto de atendimento de Guajeru, no Alto Sertão Baiano. A audiência pública acontece às 9h, no Cine Teatro Glauber Rocha, localizado na Praça Deoclides Pereira Dias, enquanto a solenidade de reinauguração será na Praça Jesuíno Pereira de Souza, no centro da Cidade.

Programa

O CrediBahia é executado pela Setre, contando com a parceria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Sebrae/Bahia e Prefeituras. O programa integra as ações previstas pelo Vida Melhor, que busca a inclusão socioprodutiva de baianos. Desde 2002, ano de sua criação, o CrediBahia já liberou R$ 188,5 milhões, por meio de 110.888 mil contratos. O programa está presente nos 26 Territórios de Identidade, atingindo a marca de 178 postos que garantem a expansão dos pequenos negócios, dinamizando a economia do interior da Bahia.