Quem quiser conhecer a trajetória de Cuíca de Santo Amaro contada por familiares, intelectuais e populares — em um inovador documentário dirigido pelo jornalista Josias Pires e pelo historiador Joel de Almeida — terá essa chance nesta quarta-feira (21), às 19h, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Uneb, em Santo Antônio de Jesus. A exibição de Cuíca de Santo Amaro, o Filme! é gratuita e aberta ao público externo.

Cuíca de Santo Amaro era o nome do poeta e cordelista baiano José Gomes, que ganhou destaque na cultura nordestina. Ele produziu, entre 1930 e 1963, cerca de mil folhetos de literatura de cordel, contando histórias populares e crônicas do cotidiano em Salvador e no recôncavo baiano. Ficou famoso por suas críticas mordazes a autoridades, políticos e celebridades de sua época.

Os escritores Jorge Amado e Dias Gomes fizeram de Cuíca personagem de romances e da peça de teatro O Pagador de Promessa (1962), ganhadora da Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes (França).

As próximas exibições do documentário acontecem nesta quinta-feira (22) em Camaçari, e na sexta-feira (23) em Salvador e Cruz das Almas. A iniciativa conta com o apoio institucional da Uneb.