Bandas e músicos baianos têm até o próximo sábado (10) para inscrever suas músicas no projeto Bahia Music Export, que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb).

A chamada tem o propósito de selecionar faixas musicais produzidas na Bahia e por artistas do estado a serem integradas em duas coletâneas – uma aberta a todos os gêneros musicais e outra voltada ao universo da bass culture. Nomes como Samba Chula de São Braz, BaianaSystem, Os Nelsons e Lucas Santtana são alguns dos que colheram bons resultados participando do projeto.

Assim como os três álbuns já lançados pela iniciativa em 2010, 2011 e 2012, o lançamento e distribuição inicial das novas coletâneas serão realizados na Womex – World Music Expo, uma das mais relevantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional.

Poderão participar do projeto pessoas físicas ou jurídicas, autores ou representantes das obras a serem divulgadas, desde que tenham correlação direta ou indireta com a Bahia. É importante que os inscritos realmente desenvolvam uma estratégia internacional de promoção e comercialização.

Os interessados devem clicar aqui. O questionário disponível deve ser respondido em inglês. Após o cadastro, as faixas de música do trabalho produzido pelo inscrito devem ser enviadas no formato MP3 para o SoundCloud.

O material encaminhado deve incluir o contato do responsável pela comercialização de shows, licenças e atividades afins, considerando que a efetivação de eventuais negócios será de responsabilidade do artista e seu representante. Indispensável também incluir uma apresentação do artista, seu projeto e links.