A Conferência Territorial de Cultura de Irecê será aberta oficialmente às 18h30 desta terça-feira (27), no Centro Cultural Interativo de São Gabriel, com a presença do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, que vai representar o secretário da Cultura, Albino Rubim.

Na quarta-feira (28), a partir das 8h, começam as apresentações, debates e recolhimento das proposições dos participantes, representantes dos poderes públicos, sociedade civil, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais de 20 municípios do território.

Mais informações sobre as conferências são fornecidas por email e podem ser solicitadas no endereço conferenciamunicipal@cultura.ba.gov.br, ou pelos telefones (71) 3103-3254, 3103-3413, 3103-3414, 3103-3254 e 3103-3424. Dados sobre programas e projetos do IPAC no site. Informações também pelo Facebook Ipacba Patrimônio e no Twitter @ipac_ba.

“Além de explicar sobre as conferências como importante etapa das políticas públicas, ouviremos essas populações acerca de demandas específicas sobre os bens culturais – materiais e imateriais – dessa região”, diz Mendonça. O dirigente estadual destaca a necessidade dos municípios se preparem, via prefeituras e câmaras municipais, para políticas efetivas de proteção aos patrimônios culturais locais – demanda determinada pela Constituição de 1988.

Orientação

“Disponibilizamos em meio impresso e digital um ‘Guia de Orientação aos Municípios’ com as principais legislações vigentes no país”, completa o diretor do Ipac. Os guias são achados no site do Ipac para download, no menu lateral à esquerda, no link ‘publicações’. O Ipac realiza ainda obras de restauração, promove cursos, oficinas, seminários, fóruns, projetos e programas de educação patrimonial, e presta assessoramento técnico à prefeituras.

A iniciativa geral é da Secult, que, desde 2007, vem realizando conferências para proporcionar a participação efetiva da sociedade na formulação e execução das políticas públicas culturais. A etapa territorial segue até 9 de setembro e percorrerá 27 cidades, contemplando todos os territórios de identidade. Os eventos são abertos ao público.

Conferências setoriais

Já as conferências setoriais de Arquitetura e Urbanismo e de Patrimônio Cultural, que dizem respeito diretamente às ações do Ipac, ocorrerão nos dias 13 e 14 de setembro, no auditório do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), localizado no anexo do Palácio da Aclamação, Forte de São Pedro, em Salvador.

O evento também será aberto a qualquer interessado e conta com apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e Goethe Institut-Salvador (Instituto Cultural Brasil Alemanha).