A cidade de Teixeira de Freitas, a cerca de 900 quilômetros de Salvador, no Extremo Sul do estado, é a próxima etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2013, com abertura oficial da exposição dos trabalhos de 20 artistas selecionados nesta sexta-feira (16), no Centro de Cultura de Teixeira de Freitas (Rua Prudente de Moraes, 147, Centro), às 19h.

O evento, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, e a sua realização atende a uma demanda da Conferência de Cultura da Bahia, quando, em sua quarta edição, em 2011, teve esta solicitação feita pela sociedade civil representante do Território de Identidade do Extremo Sul.

Além de representantes do próprio município, o Salão terá a participação de artistas de Salvador, Amargosa, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, apresentando criações em diversas técnicas. A visitação, gratuita, seguirá até 29 de setembro, de segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21h.

No dia da abertura, três obras entre as expostas serão premiadas com R$ 7 mil cada uma, escolhidas por um júri profissional. Também haverá premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes. Em setembro, também acontecerão oficinas artísticas gratuitas em formato inédito: agora, elas serão realizadas como Educação a Distância (EaD), permitindo que pessoas de toda a Bahia possam participar da atividade.