Além dos cursos em gestão cultural, financiamento cultural e elaboração de projetos culturais oferecidos em Salvador, Barreiras, Senhor do Bonfim e Jequié, por meio do programa estadual Qualicultura, a Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oferece neste mês de agosto, pela primeira vez, consultorias aos participantes da qualificação nestas três cidades do interior.

Segundo a diretora de Economia Criativa da Superintendência de Promoção Cultural da Secult, Carmen Lúcia Lima, durante os dois dias de curso, o consultor observará as demandas do público e o receberá no dia seguinte, em plantão de orientação e de esclarecimentos.

“Os cursos já aconteciam desde junho do ano passado, bem como as consultorias na capital. Agora, vamos experimentar oferecer consultorias também no interior”, disse Carmen Lúcia. Ela informou que em Salvador as consultorias presenciais já são oferecidas há um ano, desde que agendadas por e-mail, em escritório localizado na Rua das Laranjeiras, nº 28, casa 2, Terreiro de Jesus – Pelourinho.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 16 horas e concedem certificados aos participantes. “Quase sempre as 30 vagas oferecidas para cada turma se esgotam. O público é bastante heterogêneo e inclui tanto estudantes, quanto profissionais que já trabalham na área cultural há mais de 15 anos, por exemplo”, afirmou a diretora.

A capacitação e as consultorias são destinados a gestores culturais, empreendedores criativos, artistas, produtores, organizações não governamentais e profissionais liberais. Também são contemplados entidades e indivíduos que atuam nos setores criativos como música, gastronomia, design, cultura digital, moda, publicidade, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, artesanato, mercado editorial, arquitetura, TV e rádio, animação e jogos eletrônicos, entre outros.

As pré-inscrições para os cursos podem ser feitas pelo e-mail: projeto.qualicultura@ba.sebrae.com.br. Na mensagem deve constar o nome do participante, município, data, curso pretendido, nome da instituição que representa (se for o caso), e-mail e telefone para contato.

As inscrições devem ser confirmadas presencialmente até meia hora antes do início do curso. Para mais informações sobre o Programa Qualicultura ligue para os telefones 0800 570 0800, (71) 3321-9652 ou (71) 3321-9507, ou ainda pelo site – acesse aqui.